22.3.07

primavera: cultura clássica

O Triunfo de Baco - Velazquez - 1629.

O Triunfo de Baco - Annibale Carraci - 1605.

O Teatro que hoje conhecemos deriva de um culto dedicado a Dionísio - 13.º Deus do panteão grego, mas mais conhecido pelo nome latino de Baco. Esta divindade é provavelmente uma das mais amadas de todo o panteão por estar directamente ligada às colheitas (nomeadamente da vindima) e ao divertimento. Durante o período das colheitas as comunidades, durante 5 dias, bebiam vinho até à embriaguez colectiva e entoavam ditirambos (canções dedicadas a Baco que se acredita estejam no início das tragédias gregas e assim do teatro). Durante estes dias ninguém podia ser preso e os que estavam na cadeia eram soltos para se poderem juntar aos restantes e também comemorar. As bacantes, belas mulheres que estão intimamente associadas a Baco, depois de ingerirem muito vinho entregavam-se a danças que consistiam em rodopiar consecutivamente sobre si próprias até à exaustão.

Se inicialmente este ritual acontecia na altura das colheitas, rapidamente passou a ter um outro importante momento em que lhe foi atribuído maior destaque devido ao espectáculo que a natureza permitia. De que momento se trata?

6 comentários:

carlopod disse...

a Primavera? :-D


forest, é um prazer ver o gosto com que estás neste quiz.

allaboutheforest disse...

certo.

obrigado.

allaboutheforest disse...

já que convidamos um novo elemento para participar acho que devemos fazer os possíveis para que se sinta bem. pelo menos nos primeiros tempos. hehe.

os teus elogios fazem corar até os mais afoitos.

carlopod disse...

eu hoje estou sem tempo para nada.
entretanto, como o zep não está cá, acho que podemos esperar por que ele na 2ª feira faça as contas.
quem escolhe o tema é quem faz as contas :-D
até lá, acho que podem responder às perguntas que faltam...

carlopod disse...

zep, quando tiveres tempo fazes o favor de fazer as contas e publicar o resultado do quiz? cabe em cada semana à pessoa q escolheu o tema.

ZEP disse...

só cheguei hoje, sorry
podia ter feito no fim de semana se soubesse.. podiam ter mandado um mailzito a avisar né?
não estava cá mas não estava fechado para o mundo (tarefa impossível devo dizer)

vou então rever isto e já publico o resultado

até já