2.5.07

casa: paradigma




qual o nome desta casa? quem a projectou? porque se tornou um paradigma da arquitectura moderna?

3 comentários:

carlopod disse...

villa savoye nos arredores de poissy do le corbusier.
paradigma porque expõe os cinco pontos da nova arquitectura do le corbusier:
(wikipedia)
- Planta livre da estrutura. A divisão dos cômodos internos é feita indepentemente da configuração estrutural, de forma que as paredes divisórias não possuem função portante na sustentação do edifício.
- Construção sobre pilotis. O pilotis é um sistema, proposto por Corbusier, no qual o térreo das construções fica livre, de forma a transformá-lo em uma extensão do espaço externo e elevando a residência do solo.
- Terraço-jardim. Evitando a cobertura tradicional em telhados, Le Corbusier propõe a ocupação das últimas lajes das edificações com jardins, liberando do solo usos particulares.
- Fachada livre. A disposição das aberturas na fachada é independente da configuração estrutural do edifício, visto que os pilares e vigas são projetados internamente ao edifício, e não mais junto à fachada.
- Janela em fita. Le Corbusier evita a solução tradicional de propor aberturas limitadas, ou muito verticais, buscando iluminação constante e homogênea, da mesma forma que o resultado estético na fachada evita a ornamentação excessiva da arquitectura anterior.

indigente andrajoso disse...

os 5 principios...

certo

allaboutheforest disse...

bem. temos especialista.

muito bem