28.12.06

Quiz: Futuro

A escolha do tema do Quiz continua a ser rotativamente da responsabilidade dos membros do Blog. Como ainda somos só três, presume-se que por causa do novo Blogger, esta semana sou eu outra vez.

Então, para comemorar a entrada em 2007 o tema escolhido é, como não podia deixar de ser, o FUTURO.


A primeira pergunta é sobre futuro que é passado ao mesmo tempo:

Quem canta assim pouco antes de morrer?







9 comentários:

any the one disse...

É o computador Hal...no 2001 Odisseia no Espaço.


* O ponto é para entregar ao remiguel

carlopod disse...

será entregue.

Anónimo disse...

2001 é o Futuro???

carlopod disse...

é o que dá não prestarem atenção às perguntas. lá dizia-se: "A primeira pergunta é sobre futuro que é passado ao mesmo tempo".
espero que estejamos entendidos.

de qualquer modo, lembro que o espaço onde se desenrola o filme é uma nave, que não se sabe exactamente onde fica, mas que se sabe não ficar no nosso planeta. ora foi há exactamente 100 anos que einstein demonstrou que uma nave pode percorrer uma trajectória maior que a nossa(considerando-se a trajectória espaço-tempo), pelo que podemos muito bem estar no filme em 2001 e no entanto estamos no futuro aqui :-P

Anónimo disse...

O filme é baseado num livro de Arthur C. Clark, um dos poucos escritores de ficção cientifica que considera os efeitos relativistas no seu trabalho.
A nave (de desenho aparentemente inspirado numa ida a sexshop) encontra-se já perto de Jupiter, após 18 meses de viagem. Mesmo no filme, nas cenas em que comunicam com a Terra há um atraso de cerca de 35 min na comunicação, ou seja Jupiter está a 35 min luz da Terra, supondo que a nave se desloca quase, quase, quase a velocidade da luz, a viagem aos tripulantes pareceria instantânea e para nós teria demorado 35min. Quando a velocidade era muito, muito, muito, menor no máximo estaríamos 0,1seg no futuro em relação ao tempo da nave.
Por outras palavras, lá no fundo no fundo mesmo fundo, o pod tem razão

Anónimo disse...

BENFICA FOREVER!!! MESMO A JOGAR MAL SOMOS OS MELHORES, MESMO SEM GANHAR SOMOS OS MAIORES. ISSO É QUE VOCES NÃO SUPORTAM, NUNCA NOS VÃO ALCANÇAR, RANHOSOS DE MERDA. O FUTEBOL EM PORTUGAL É O BENFICA. É O MENFICA QUE SUSTENTA O CAMPEONATO, ENCHEMOS QUALQUER ESTÁDIO EM QUALQUER LUGAR! OS TRIPEIROS SÃO UMA CAMBADA DE ARRUACEIROS, CABRÕES, E CHULOS, OS LAGARTOS SÃO UNS BETOS DE MERDA, MONARQUICOS JETSET DE MERDA! VIVA O BENFICA! SEREMOS SEMPRE OS MAIORES!!!
xico

carlopod disse...

vou tentar responder ao amável borgia recorrendo à física quântica e sem ser muito maçador: vamos partir do princípio básico de que cada partícula pode ficar no mesmo lugar ou pode partir no espaço-tempo. segundo ficou provado na denominada experiência de michaelson, um único fotão, para interferir com ele próprio, tem que voltar atrás no tempo. ora para um fotão voltar atrás no tempo, é condição essencial terem que haver mundos paralelos em que o tempo corre a velocidades diferentes em cada um deles. nesses mundos alternativos, em que uns correm mais devagar do que outros, podemos estar em 2001 num deles e algures depois de 2007 no outro. é aliás essa toda a essência de "2001 odisseia no espaço", que é uma espécie de "contagem regressiva" do futuro: no final do filme, o astronauta dave, que sobrevive ao computador hal, é transportado uns milhares de anos-luz para o lugar onde estão os alienígenas que deixaram o monolito na lua, junto com os nossos antepassados pré-históricos (o monolito que se vê no início do filme e que ajudou a humanidade a evoluir). o filme (e o livro) partem então da tese de q estamos num mundo multidimensional em que há entropias negativas e buracos negros e portanto também universos paralelos onde o espaço e o tempo têm significados muito diferentes em cada um deles. aliás, se não fosse assim, não existiria física quântica.
aliás, viu "inconvenient truth", o filme de al gore? qual a relação entre esse filme e "2001"? aparentemente nenhuma. a não ser o facto de se falar da sonda galileu, que foi enviada para saber se havia vida numa lua de júpiter, precisamente na mesma lua de júpiter em que a nave de 2001 pretendia saber se havia vida. e em 2001 havia ali, naquele local, um buraco negro, o buraco negro que transportou dave a um ponto a milhares de anos-luz dali, junto daqueles que deixaram o monolito na terra há milhares de anos atrás. viajamos no espaço e no tempo de uma forma muito relativa.
pergunto: o mesmo buraco negro, perto de júpiter, não podia configurar um universo paralelo onde o tempo andava suficientemente depressa a ponto de transportar dave para a terra depois de 2007? a velocidade nem precisava de ser tão diferente assim... se sim, então está provado que "2001" pode ser incluído num quiz sobre "o futuro".

Anónimo disse...

Já agora também o Espaço 1999

carlopod disse...

xiu....esse é para outra pergunta.