15.6.07

santos da casa: santinho!!!



Quando alguém espirra, normalmente responde-se santinho, entre outros:
Saúde, God bless you, etc e tal....
Em que tempo surgiu esta tradicional resposta e porquê?

5 comentários:

indigente andrajoso disse...

na grecia antiga , kuando as pessoas morriam,eram "entulhadas" de cânfora e outras coisas ke na altura evitava o processo de podrefacção do corpo,estando pronto para ficar por uns tempos na pira funerária para libertar a alma,pois só dps é ke seria feito o merecido funeral,nota ke este processo só deveria acontecer após a morte,ora perguntasme tu, como é ke o corpo libertava alma,ora precisamente..... kuando o corpo estava neste processo, era várias lagartas e parasitasno corpo, e como devem calcular esses bichinhos adoram sitios humidos, entao eles alojavam-se nas fossas nasais, após algum tempor formavam casulo e seria uma bela borbuleta,e....era kaundo ela saia do casulo e saia a voar do narix os gregos afirmavam que a alma tinha sido liberta.
Assim, com o decorrer do tempo o acto de espirrar era nao só considerado pelos gregos uma coisa má, ou seja, uma forma de expulsar a alma sem seker ser na altura certa. se nos voltarmos mais para os católicos, ferverosos como eram á mts sec atrás, esta historia grega era transportada ao ponto de vista cristão, entao se espirrasses ker dixer ke tinhas um espirito maligno e ke o tarias de kker forma a expulsar, o dixer de "santinho" era uma forma de protecção divina que era pedido na hora.....mas mas um explicação mais cientifica,totalmente desapegada dessas religiosidades e historicidades diz-se msm "Saude" pois realmente se espirrarmos ker dixer ke algo a nivel de saudade poderá nao estar bem, nao é por acso ke altura ke espirramos mais é kuando estamos constipados....

M de M disse...

donde tiraste isto?!?! primeiro tá descontextualizada e
não era em esta a resposta que esperava...a que eu tenho é mais sucinta e não envolve funerais nem nada disso...

indigente andrajoso disse...

esta aqui a explicação "Esse ridículo costume pode ter tido origem durante as epidemias de peste que assolaram o nosso país por diversas vezes ao longo da sua História. Quando alguém espirrava, isso significava que poderia estar já infectado pelo vírus da doença, pelo que as pessoas gritavam “SANTINHO!” para apelar aos santos que tivessem piedade do doente"

embora eu sempre tenha ouvido que diz-se santinho porque a nossa alma saia do corpo e tinhamos que dizer a ela "santinho" para nao entrarem espiritos maus...

penso que houve uma vez que ninguem me disse santinho.... tarde de mais...

indigente andrajoso disse...

pronto

a mistura

Esta tradição se origina da idade média, quando se acreditava que quando alguém espirrava, o coração parava, a alma deixava o corpo e poderia ser capturada por algum espírito do mau.

wikipedia

M de M disse...

ok...assim já me convences...pra ti
SANTINHO!!!